As orações relativas são partes não essenciais de uma frase. Elas podem adicionar algum significado, mas, caso sejam eliminadas, a oração principal continuará gramaticalmente funcional. Em inglês, há dois grandes tipos de orações relativas. É importante distingui-las, pois a oração relativa empregada influenciará a escolha do pronome de introdução. Confira no link a seguir mais detalhes sobre a inserção de preposições em orações relativas.
Orações relativas restritivas
Uma oração relativa restritiva, conhecida como "defining clause", identifica sobre quem ou o que estamos falando, dentro de um conjunto de pessoas ou coisas. Caso a oração relativa restritiva seja removida, o significado da oração principal será alterado consideravelmente. As orações relativas restritivas não são separadas do resto da oração por vírgulas ou parênteses.
Exemplos
- The woman who visited me in the hospital was very kind.
- The umbrella that I bought last week is already broken.
- The man who stole my backpack has been arrested.
- The weather that we had this summer was beautiful.
Saiba mais sobre como utilizar as orações relativas restritivas corretamente.
Orações relativas explicativas
Uma oração relativa explicativa, conhecida como "non-defining clause" ou "non-essential clause" fornece mais detalhes sobre a pessoa ou coisa da qual falamos. Caso a oração relativa explicativa seja removida, perderemos alguns detalhes, mas o significado geral da oração principal será mantido. As orações relativas explicativas sempre devem ser separadas do restante da oração através de vírgulas ou parênteses.
Exemplos
- The farmer, whose name was Fred, sold us 10 pounds of potatoes.
- Elephants, which are the largest land mammals, live in herds of 10 or more adults.
- The author, who graduated from the same university I did, gave a wonderful presentation.
- My mother, who is 86, lives in Paris.
Saiba mais sobre como utilizar as orações relativas explicativas corretamente.