5 maneiras de aproveitar ao máximo o outono
A temperatura desce, as linhas de bronzeado começam a desaparecer e voltamos à realidade, regressando à escola ou ao nosso trabalho. Mas só porque os longos e ensolarados dias de verão acabaram, não significa que não possamos aproveitar ao máximo a estação mais fresca que acaba de começar; é uma altura perfeita para viajar, para nos divertirmos de forma saudável com os amigos e para desenvolvermos as competências e os hábitos que levarão a nossa vida e carreira para o próximo nível. Aqui estão cinco maneiras fáceis (e eficazes) de aproveitar ao máximo o outono:
1. Fazer um plano de viagem
Não há melhor forma de ultrapassar a tristeza pós-verão do que começar a planear outra viagem (sim, até a ciência o demonstra), e não há melhor altura para explorar o mundo do que o outono: há menos multidões, melhores ofertas e um clima ameno. Eis alguns destinos perfeitos para um fim de semana prolongado ou uma semana ou duas imersas numa nova cultura e talvez até aprendendo uma nova língua:
Roma: A gloriosa capital italiana ganha vida própria fora da época alta do verão: não faz tanto calor (faz muito, muito calor no verão) e as ruas não estão completamente cheias de turistas. Viajar para Roma durante o outono ou inverno significa museus e igrejas quase vazios, tarifas de hotel mais baixas e a oportunidade de conhecer a cidade eterna de uma forma muito mais descontraída e autêntica.
Madrid: A Espanha é conhecida como um destino de férias de verão por uma razão, mas quando se trata da capital diversificada e multicultural do país, é muito melhor visitá-la no outono. Aproveite ao máximo os dias mais frescos e ensolarados para explorar a cidade a pé, saborear boa comida em todas as oportunidades, absorver alguma cultura nos muitos museus da cidade e encontrar alguns habitantes locais simpáticos com quem praticar o seu espanhol.
Paris: Não há nada de romântico no calor sufocante e nas multidões. Para desfrutar do melhor que esta cidade ridiculamente romântica tem para oferecer, vá até lá no outono. Os próximos meses são a altura ideal para se perder nas belas avenidas, saborear pratos franceses nos lendários bistrôs da cidade, explorar os museus de classe mundial espalhados por toda a cidade e fazer compras até cair em algumas boutiques com muito estilo.
Londres: Esta capital é fantástica em todas as estações, mas, mais uma vez, o outono oferece a oportunidade de desfrutar realmente daquilo que torna esta cidade tão especial: museus magníficos, compras espectaculares, cultura de vanguarda e uma história verdadeiramente fascinante. Não perca Oxford Street para todas as grandes marcas, o Palácio de Buckingham para um pouco de magia real, o Museu Britânico para mais história do que consegue aguentar, a Galeria Nacional para arte espantosa e o East End para cultura de rua fresca e boa comida.
Tóquio: Outra cidade que se destaca no outono - a folhagem dos muitos parques de Tóquio é deslumbrante nesta estação e, à medida que as temperaturas começam a descer, torna-se muito mais fácil explorar o melhor da vida na grande cidade. Passeie no metro de Tóquio com milhões de habitantes locais ou apanhe os comboios-bala para cidades vizinhas como Osaka ou Quioto, coma à vontade nos milhares de restaurantes de classe mundial que pontilham a cidade, faça compras nas maiores lojas de eletrónica que alguma vez visitará e conheça os habitantes locais e a cultura local no Palácio Imperial de Tóquio ou no Restaurante Robot (dois lados MUITO diferentes do Japão, acredite).
Nova Iorque: Talvez a melhor cidade para o outono - a folhagem colorida do Central Park vale a viagem por si só, mas também as atracções e lojas que fazem desta uma das cidades mais excitantes do mundo. Não se esqueça de visitar o Empire State Building, fazer compras no Soho e atravessar a ponte de Brooklyn, e certifique-se de que passa muito tempo nos espectaculares parques da cidade a apreciar as cores e os cheiros do outono.
2. Comprometa-se a aprender uma nova competência
Agora é a altura ideal para acrescentar mais uma competência ao seu CV e garantir que se destaca da multidão. Com mais tempo dedicado à aprendizagem, o outono é a estação perfeita para começar a aprender uma nova língua (ou para desenvolver uma que já conhece) e aumentar as suas hipóteses de conseguir um emprego melhor ou um salário melhor. O empenho em aprender uma nova competência, como uma língua, também aumentará a sua confiança, ajudá-lo-á a fazer novos amigos e permitir-lhe-á viver, trabalhar ou estudar num país estrangeiro. Pode marcar o início de uma vida passada a explorar o mundo e a quebrar todo o tipo de barreiras. Acredite em nós, nós sabemos!
Não está pronto para um curso de línguas neste momento? Passe esta estação fria a aperfeiçoar os seus conhecimentos de culinária, frequentando um curso de culinária online com alguns chefes mundialmente famosos.
3. Fazer uma viagem de carro
Não está a fim de viajar para cidades distantes para sentir o gosto da aventura? Explore o seu próprio país de carro com alguns bons amigos, ou explore os países vizinhos que sempre quis visitar, mas nunca teve oportunidade de o fazer. Com temperaturas mais frescas, uma natureza bonita e estradas mais calmas, esta é a altura perfeita para explorar a sua vizinhança em quatro rodas.
4. Concentração nos amigos
Já voltaram todos das vossas viagens de verão e estão à procura de algo divertido para fazerem juntos. Se a viagem de carro acima mencionada não for a sua praia (ou se não tiver carro, por exemplo), faça algo de menor escala e vá para a natureza e considere a possibilidade de realizarem juntos uma nova e excitante atividade, como escalada, ciclismo, equitação ou campismo. Também podem reservar um fim de semana com os vossos melhores amigos para irem a um festival de cinema ou cultural nas redondezas - ambas são oportunidades perfeitas para aprenderem juntos e criarem laços com coisas de que todos gostam.
5. Tornar-se académico
Se ainda está a estudar, aproveite esta época para concentrar as suas energias nos seus estudos, planeando o ano que se segue, comprometendo-se a aprender novas competências ou a frequentar novos cursos em disciplinas que lhe interessam (mas que podem não ser a sua área de formação). Mesmo que já não seja estudante, é altura de se comprometer com um curso noturno ou online sobre algo que lhe interesse - adoramos a ideia de fazer um curso de línguas à noite ou de fazer um curso de línguas de curta duração no estrangeiro, ou talvez aprender a programar (CodingAcademy é um excelente ponto de partida).