Flow: o segredo para a felicidade?
Consegue-se lembrar de algum momento em que estava tão concentrado em alguma coisa que todo o resto simplesmente desapareceu? Não olhou para o seu telemóvel, esqueceu-se de fazer as suas tarefas, esqueceu-se até de comer por horas.
Pesquisas mostram que atingir esse “estado de flow”, ou estado de fluxo, é um grande propulsor para a felicidade. A curto prazo, este produz emoções positivas, enquanto os benefícios a longo prazo podem ajudar a encontrar um estilo de vida mais feliz e satisfatório.
Então, como fazemos para encontrar o flow? O segredo é encontrar um equilíbrio entre o desafio enfrentado e suas capacidades. A intenção deve ser encontrar algo que seja desafiador o suficiente para manter o seu cérebro ativo, mas que também exija capacidades que tenha e possa aprimorar constantemente. Se a tarefa é muito fácil ou muito difícil, não encontrará o seu ritmo.
Escolher uma atividade que o abra a novas sensações, experiências e emoções positivas também é essencial para encontrar o flow. E se realmente quiser encorajar esse flow, os especialistas recomendam superar a vontade de parar perante quaisquer obstáculos e focar-se no seu grande objetivo com um sorriso no rosto!
Pronto para encontrar o seu flow? Experimente uma destas atividades!
Aprender uma nova língua
O flow, como o nome sugere, é sobre movimentar-se e desafiar-se, desenvolver capacidades ou expandir a sua mentalidade. E não há exemplo melhor do que aprender uma língua. Quer seja um completo iniciante ou um poliglota confiante, a aprendizagem contínua e prática irão aumentar o seu conhecimento e gerar ainda mais flow.
Com tantos cursos de línguas, livros, podcasts e apps que há por aí, não só é fácil de se envolver com a aprendizagem, mas também é fácil acompanhar o seu progresso. E quando alguém comentar as suas capacidades, aquela dose de orgulho será outro motivo de felicidade!
Pintura
Mesmo que nunca tenha sequer segurado num pincel, é fácil imaginar aquela sensação que dá quando vemos uma pintura ganhar vida através da nossa própria criatividade. Comece um livro de pinturas simples ou pinte a sua foto de viagem favorita e tente recriá-la num quadro maior. Não só vai experimentar uma grande dose de felicidade, mas também vai ter uma nova obra de arte para decorar as paredes!
Yoga
O yoga aumenta a sua conexão com o seu corpo, mas também pode evitar o stress e a tensão que costumam impedir o flow. Praticar yoga regularmente não só aumentará a sua força e flexibilidade, mas também o ajudará a criar uma sensação de calma e felicidade durante o dia.
Aprender um instrumento musical
Assim como aprender um novo idioma, aprender a tocar um instrumento musical é há muito tempo uma atividade ligada ao flow. Talvez queira voltar a tocar um instrumento que tocava na escola, ou mesmo se quiser aprender a tocar um novo instrumento! Com tempo extra nas suas mãos, agora é o momento perfeito para começar.
Correr
Não deve ser surpresa que correr é uma ótima atividade para o flow. O ritmo constante dos pés a tocar no chão, o desafio físico e o estímulo contínuo para correr mais rápido ou mais longe são aspetos centrais de atividades que geram o flow. Não se preocupe se tudo o que sente é dor depois da primeira corrida da vida! Com consistência ao longo do tempo, vai surpreender-se com a rapidez com que isso pode se transformar numa atividade positiva e até levemente viciante.
Então, agora que já conhece o segredo para a felicidade, cabe-lhe a si conquistar esse super poder. Procure experiências e atividades que o envolvam, animem e desafiem, para ter aquela carga de felicidade e satisfação que o estado de flow proporciona.