GO Blog | EF Global Site (Português)
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como se adaptar à volta para casa depois de uma viagem

Como se adaptar à volta para casa depois de uma viagem

Passar um tempo estudando em um curso de idiomas no estrangeiro é transformador, e a jornada é pontuada por novas experiências, pessoas e costumes. Com isso, às vezes pode ocorrer um choque cultural. Com o passar do tempo, muitas das coisas que inicialmente o chocaram se tornam normais. Na verdade, tão normais que, ao voltar para casa, você pode ter sentimentos semelhantes ao tentar se reajustar - isso é conhecido como choque cultural reverso.

Os viajantes que sofrem de choque cultural reverso podem se sentir desconectados de seus lares, famílias e amigos, entediados com a vida cotidiana e desejosos de retornar à sua vida no exterior. Esse fenômeno também é conhecido como "tristeza da repatriação", e temos algumas dicas para ajudá-lo a superá-lo enquanto se acomoda em casa.

1. Mantenha-se conectado com seus amigos internacionais

Nunca foi tão fácil manter-se conectado depois de voltar para casa. Mesmo que você não veja mais seus colegas estudantes internacionais ou na casa da família estrangeira todos os dias, isso não significa que você não possa manter contato. Manter relacionamentos com amigos no exterior permitirá que você permaneça conectado à sua identidade internacional. São eles que sabem exatamente como foi sua jornada e é provável que também estejam lutando para se reajustar. Então, quem melhor para lhe dar apoio?

2. Gerencie as expectativas

A maioria das pessoas começa a sentir os efeitos do choque cultural reverso depois que a empolgação inicial de voltar para casa passa. Estar mentalmente preparado para isso o ajudará a entender que é apenas uma fase pela qual muitas pessoas passam. Seja gentil consigo mesmo, bem como com as pessoas ao seu redor, e coloque em prática as outras estratégias listadas aqui enquanto espera que isso passe.

3. Concentre-se nos aspectos positivos

Em vez de se concentrar no que você acha que perdeu ao voltar para casa, tente se concentrar nos aspectos positivos que você ganhou. Podem ser coisas como reconectar-se com pessoas queridas, poder comprar seus alimentos favoritos no supermercado ou visitar seu café favorito. Aproveite para assistir a filmes ou à TV em seu idioma, ou reserve um tempo para buscar oportunidades de trabalho ou estudo que talvez não tenha conseguido no exterior. Essa mudança de perspectiva o ajudará a apreciar as vantagens de estar de volta ao seu país.

4. Aja como um turista em seu país

Se você está sentindo falta da emoção de morar no exterior, onde tudo parece novo e empolgante, por que não reservar um tempo para explorar sua cidade natal? É provável que haja trilhas para caminhada e ciclismo, parques, restaurantes e eventos aos quais você nunca foi - agora é a hora de conhecê-los. Agindo como um turista em sua própria cidade, você terá o mesmo entusiasmo que tem quando viaja. E não se esqueça de tirar muitas fotos também. Você pode compartilhá-las com seus amigos no exterior e incentivá-los a vir visitá-lo.

5. Preencha sua agenda

Se o seu tempo no exterior foi repleto de aulas de idiomas, excursões, jantares em grupo, viagens de fim de semana e estudos, você pode ter dificuldades com a mudança de ritmo ao voltar para casa. Estabelecer algumas rotinas ao chegar em casa pode proporcionar a estrutura necessária para seus dias. Seja estudando, trabalhando, trabalhando como voluntário ou em atividades esportivas, preencher sua agenda com atividades agradáveis e significativas o ajudará a se adaptar muito mais rapidamente.

6. Faça amigos internacionais em casa

Uma das melhores coisas de estudar no exterior é a chance de fazer amigos de todo o mundo. Mas você não precisa ir para o exterior para fazer isso. É bem provável que pessoas de todos os estilos de vida vivam em sua cidade natal, especialmente se você mora em uma cidade grande. E a melhor maneira de conhecê-las? Experimentar coisas novas. Inscreva-se em aulas culturais sobre culinária, dança ou idiomas, encontre um parceiro de conversação, experimente um novo hobby ou participe de festivais locais.

7. Compartilhe sua experiência

Após a calorosa recepção inicial em casa, você pode sentir que seus amigos e familiares começam a perder o interesse em ouvir sobre sua viagem de estudos no exterior. Isso é completamente normal, tente não se deixar abater por isso. Em vez disso, encontre uma maneira simples de compartilhar sua experiência internacional com seus entes queridos. Talvez você possa preparar uma refeição típica de que gostou quando morou no exterior. Ou apresentar a eles um jogo ou uma série de TV que você descobriu durante a viagem.

8. Comece a planejar a próxima viagem

Se você estiver tendo dificuldades para se adaptar à vida no seu país depois de vários meses, isso pode ser um sinal de que você está ansioso por outra aventura. O país de origem sempre estará presente, portanto, não tenha medo de procurar outras oportunidades de viajar, estudar ou trabalhar no exterior novamente. Quem sabe, talvez você esteja destinado a uma carreira como nômade digital.

Comece uma nova aventura no estrangeiroExplorar
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a!
11 línguas e
52 destinos

Sabe mais