Como comer como os japoneses
É amplamente aceite que a cozinha japonesa não só é deliciosa como também é muita boa para ti. E isso deve-se, em parte, aos ingredientes de qualidade que são usados mas também a uma titutude super saudável em relação ao que se ingere.
Os cientistas olharam para a dieta tradicional japonesa e dizem que se passares algumas semanas (ou uma vida) a comer os seus pratos tradicionais de comida fresca, alimentos não processados e, ocasionalmente, alguns processados, o teu corpo vai agradecer-te. Nem é preciso dizer duas vezes! Passa-me o sashimi!
Aprende as maneiras à mesa
Antes de começar a comer há alguns costumes que deves saber quando comeres no Japão ou fores jantar com japoneses. Por exemplo, nunca deves levantar a comida a cima da tua boca. E apesar de poderes usar os pauzinhos para comer as peças sólidas de uma sopa, nunca os deves usar para desfazer a comida. Além disso, também é indelicado deixá-los no lado da tua tigela ou prato - usa o guardanapo onde vieram.
Não exageres
Para comeres realmente como um japonês também tens de pensar como um. Há um ditado tradicional, 'Hara hachi bu', que significa que deves comer até estar 80% cheio. Assim, não vais precisar de abrir o botão das tuas calças no final.
O pequeno-almoço é saboroso
Um pequeno-almoço tradicional japonês pode incluir sopa de miso, arroz cozido a vapor e pratos como peixe grelhado, algas secas (nori), pickles, soja fermentada (natto) e vegetais. Não vais encontrar nada frito ou gorduroso pois estes pratos são supostos ser leves e dar-te bastante proteína para o teu dia.
Investe numa marmita
O almoço no Japão muitas vezes consiste em pratos com arroz ou noodles como tigelas de ramen, soba ou udon. Muitas pessoas levam uma marmita, conhecida como 'bentō', para o trabalho ou para a escola. Nela podes levar ovo enrolado e omeletes de arroz, bolinhas de arroz enroladas em algas, ovos cozidos marinados em molho de soja, espetadas de carne ou caril de frango. Há também o costume de tentar tornar a comida do almoço fofa - como cortar fatias de maçã em forma de orelhas de coelho.
O jantar é a refeição principal do dia
O jantar quase sempre envolve arroz. Alguns pratos comuns incluem caril de frango katsu e sushi. E muito provavelmente vai hver sopa, pickles (tsukemono) e vegetais. E as sobras podem ser colocadas na marmita do dia seguinte.
Enlouquece com o matcha
O chá verde é a bebida de eleição. E muitas vezes vai acompanhar as refeições. O matcha é um tipo de chá verde em pó que contém mais cafeína. E tornou-se super popular até mesmo fora do Japão e está cheio de antioxidantes, que são ótimos para o coração.
É bom comer produtos sazonais
Há um grande ênfase em estar connectado com as diferentes estações na cultura japonesa. E comer produtos da estação tem um grande peso na dieta nacional. Se viveres por um tempo no Japão, vais ver os menus a mudar todas as semanas para incluir os produtos de cada altura do ano. Além disso, comer produtos sazonais é mais amigo do ambiente pois significa que menos produtos foram transportados de barco de outras zonas.
Vais ver imenso peixe fresco
O Japão é composto por mais de 6000 ilhas por isso não é de surpreender que haja imenso peixe fresco no menu. O peixe fresco e cru é uma parte essencial do sushi - um tipo de comida tradicional japonesa que consiste em arroz cozido com vegetais, peixe ou marisco, que se tornou internacionalmente valorizado. Apesar de também se encontrar carne e frango, é o peixe e o marisco que predominam.
Dica - experimenta as comidas fermentadas do Japão
A fermentação é a base de muitos dos pratos clássicos do Japão. Os alimentos fermentados estão cheios de micróbios e nutrientes benéficos que são fantásticos para manter o intestino saudável e o corpo e o cérebro a funcionar bem. O miso é uma pasta saborosa feita de soja fermentada que é a base da adorada sopa de miso. E o nattō é um prato soja fermentada e pegajosa. O Japão é o país do mundo com mais pessoas com mais de 100 anos por isso devem estar a fazer alguma coisa certa - não ignores a tigela de pickles na mesa!