10 palavras de calão vitoriano para começar a usar hoje
Ah, a era vitoriana - uma época de espartilhos, cartolas e regras sociais rígidas. Mas sabia que foi também uma época de calão vibrante e em constante evolução? É verdade, mesmo na abafada era vitoriana, as pessoas encontravam formas de injetar um pouco de diversão e irreverência na língua inglesa.
Uma breve história do calão vitoriano
A era vitoriana abrange o período do reinado da Rainha Vitória, começando em 1837 e terminando após a sua morte em 1901. Os criativos ortográficos dessa época inventavam frequentemente termos novos e inventivos para descrever as suas vidas amorosas, os maus chefes, as noites agitadas e outras provações. Graças ao calão, as pessoas podiam utilizar palavras obscuras e codificadas para falarem umas com as outras e exprimirem emoções e situações específicas.
O calão vitoriano evoluiu efetivamente com o tempo. Novas palavras e frases entraram no léxico e espalharam-se rapidamente, muitas vezes com a ajuda de canções e livros populares da época. E tão rapidamente quanto surgia um novo calão, este saía de moda e era substituído por outros. Parece-lhe familiar?
Embora estejam fora de uso atualmente, muitos destes termos continuam a ser descritores muito adequados de pessoas e situações com que nos deparamos na era moderna. Aqui está uma seleção de calão e frases cunhadas durante a era vitoriana para começar a estudar enquanto se prepara para o seu curso de línguas no estrangeiro.
1. Got the morbs
Esse termo era usado para descrever a sensação de estar temporariamente triste, com "morbs" sendo a abreviação de "morbidness" (morbidez) ou "morbid feelings" (sentimentos mórbidos). Hoje em dia, diríamos que estamos "bummed out".
2. Tickety-boo
Em geral, qualquer palavra com a palavra "boo" não pode ser ruim. Essa pequena e encantadora palavra significa "em boa ordem ou condição satisfatória". Hoje em dia, podemos dizer algo como "all good" para expressar isso.
3. Nanty Narking
Usada para expressar que você está se divertindo muito. Mas quase diversão demais. Acredita-se que a palavra "nanty" seja derivada da palavra galesa "nant", que significa "córrego" ou "riacho", enquanto "narking" é uma gíria que significa "incômodo" ou "irritante". Hoje em dia, poderíamos dizer que alguém está "whooping it up" quando atinge esse nível de diversão.
4. Lollygag
Este é simplesmente divertido de dizer. Significa atrasar alguma coisa perdendo tempo ou se atrasando.
5. Afternoonified
Uma maneira muito elegante de dizer que algo é, bem, elegante. Na era vitoriana, a prática de tomar chá à tarde estava na moda, portanto, ser "afternoonified" era estar associado a esse estilo de vida refinado e descontraído.
6. Enthuzimuzzy
Essa é uma forma bem-humorada e divertida de se referir a alguém que está entusiasmado ou apaixonado por algo, mas quase de forma zombeteira. Hoje em dia, podemos dizer que alguém está "jazzed" (entusiasmado) com alguma coisa.
7. Skilamalink
Frequentemente usado para descrever um comportamento traiçoeiro ou desonesto, como trapacear nas cartas ou enganar alguém para tirar dinheiro. Também pode se referir a uma pessoa inteligente e engenhosa, capaz de ser mais esperta do que os outros com sua inteligência e astúcia. Ser ''shady" seria uma comparação próxima hoje em dia.
8. Balderdash
Esse termo colorido podia ser usado para descartar a declaração de alguém como absurda ou falsa. Hoje, poderíamos chamá-lo de "fake news".
9. Scuttlebutt
A origem dessa palavra refere-se a um barril ou tonel (chamado de "butt") que era usado para armazenar água potável nos navios. Para ter acesso à água, os marinheiros faziam "scuttle" ou abriam um buraco para ter acesso à água enquanto trocavam notícias e fofocas. Não é muito diferente da referência atual à "watercooler gossip".
10. Gigglemug
Descreve uma pessoa com o rosto sempre sorridente ou sorridente, ou alguém que parece estupidamente feliz. Só o fato de dizer essa palavra já nos deixa "gigglemug", por isso estamos determinados a trazê-la de volta.